Consultar Bolsa Família 2020 – Quer saber como e onde consultar o beneficio do Bolsa Família? Apesar do PBF ter um valor básico, ele também vários outros tipos de benefícios, com valores diferentes, que podem ser somados caso a caso. Justamente por isso algumas pessoas não sabem como consultar o saldo do Bolsa Família e se este já está liberado, mas existem várias formas para isso, e hoje vamos explicar todas elas! Escolha a mais pratica para você e fique sabendo quanto vai receber!
O Bolsa Família é um programa social criado com o objetivo maior de diminuir a desigualdade social, e assim, beneficia com um valor mensal famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, ou seja, tem direito todas as famílias que recebem até R$89,00 mensais por pessoa, em caso de extrema pobreza.
Para ter direito ao recebimento do Bolsa Família, é preciso que os integrantes estejam dentro dos requisitos, atendendo também às exigências de frequência escolar para crianças e adolescentes, e de carteira de vacinação atualizada para crianças até 6 anos.
Famílias que estejam cadastradas no Bolsa Família podem conferir os valores a que tem direito através dos sistemas de consulta disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, além de conferir os dados para verificar a necessidade de atualização das informações.
⚙️ Guia de Conteúdo
- 1 Como funciona a seleção para o Bolsa Família no 2020
- 2 Como consultar se foi escolhido no programa Bolsa Família
- 3 Como consultar o número do NIS
- 4 Como fazer a consulta do Bolsa Família com o cartão presencialmente
- 5 Consulta pode ser feita pela Conta Corrente com o cartão de débito
- 6 Como consultar Bolsa Família pelo telefone
- 7 Consulta beneficio pelo aplicativo Bolsa Família CAIXA
- 8 Como consultar Bolsa Família pela Internet
- 9 Como receber o Bolsa Família
- 10 Conclusão
Como funciona a seleção para o Bolsa Família no 2020
A fase de inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito para a família participar do Programa Bolsa Família. Isso não quer dizer que o recebimento das parcelas seja automático.
Infelizmente, existem muitas pessoas que procuram enganar o sistema, passando por cima de algumas regras estabelecidas para participação no programa.
O Cadastro Único foi criado quando da implantação do Programa Bolsa Família para reunir todas as informações sobre as famílias que integram o programa, buscando evitar fraudes e facilitar o controle por parte do governo federal.
Como consultar se foi escolhido no programa Bolsa Família
Antes de consultar Bolsa Família, é bom saber se você tem ou não algum direito a receber. O primeiro passo é ter feito o cadastro Único. Depois de fazer, normalmente é enviado a família selecionada o Cartão Bolsa Família, com todas as informações pertinentes aos saques e os requisitos de permanência no programa.
Mas, caso você tenha feito o cadastro a algum tempo e esteja interessado em saber se foi selecionado ou não, é possível consultar, tanto no portal da Caixa quanto no Portal da Transparência.
Como consultar o número do NIS
É preciso que antes de nada sempre tenha o número do seu NIS de mão para fazer qualquer classe de consulta, porque ele é imprescindível para você.
Mas o que é o NIS? O NIS é o Número de Identificação Social, e você ganha esse número único de 11 dígitos quando por exemplo vai ser beneficiário de algum tipo de Programa Social do Governo brasileiro.
Onde vejo esse número? O número vem gravado no Cartão Cidadão ou no Cartão Bolsa Família. Mas também consegue conferir em outros documentos como na carteira de trabalho.
Agora que você já sabe se foi selecionado para o programa e onde consultar o número NIS, seguramente quer começar logo com o que interessa. Saber quais são as opções para consultar o saldo ou o valor do beneficio e saber como fazer em cada uma delas:
- Presencial com o cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão;
- Pela conta corrente;
- Pelo telefone;
- Pelo aplicativo Bolsa Família;
- Pela Internet;
Como fazer a consulta do Bolsa Família com o cartão presencialmente
O pagamento dos benefícios do programa Bolsa Família é feito através da Caixa Econômica Federal, podendo ser pago tanto nos caixas eletrônicos, nas agências, como nas casas lotéricas.
O cartão magnético fornecido pela Caixa Econômica, além de permitir o recebimento, também serve para fazer a consulta do saldo disponibilizado mensalmente ou do extrato do Bolsa Família através dos caixas eletrônicos. Basta inserir o cartão e digitar a senha para ter acesso à conta. Uma vez dentro do sistema procure pela opção “Saldo”, a continuação clique sobre ele para verificar qual é o valor disponível em sua conta.
As consultas podem ser feitas tanto com o Cartão Bolsa Família, quanto com o Cartão Cidadão, aquele mesmo cartão que pode ser usado para sacar FGTS ou PIS.
Você pode ir também à:
- Agencias da Caixa Econômica Federal
- Lotéricas
- CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.
É preciso o Cartão Cidadão ou o Cartão Bolsa Família, e algum documento com foto. Com isso você consegue saber se há algum benefício a ser liberado e o valor.
Consulta pode ser feita pela Conta Corrente com o cartão de débito
O beneficiário não é obrigado a abrir uma conta na Caixa, mas quem tem conta na Caixa pode consultar se há pagamento do benefício na própria conta. Isto porque o pagamento pode ser atrelado às contas corrente e poupança, caso o beneficiário também seja o titular.
Você nem precisa pedir, ou fazer nada. Se tiver uma conta Caixa Fácil ou Poupança Caixa Fácil, pode ver se há, nos lançamentos futuros, previsão de pagamento de acordo com o calendário de pagamentos de benefício.
Como consultar Bolsa Família pelo telefone
Se quiser saber o valor antes de ir sacar, é fácil também. É possível ligar para o serviço de atendimento Caixa ao Cidadão, no 0800 726 0207. Você vai precisar digitar 2 e novamente volte a digitar a opção 2. Depois é só digitar o número do NIS e pronto. Você fica sabendo valor e data da liberação.
Lembre-se que o NIS é o número impresso em seu cartão do programa!
Caso preferir também pode ligar na Central de relacionamento do MDS no número gratuito 0800 707 2003 exclusivo para ligações desde telefones fixos.
Consulta beneficio pelo aplicativo Bolsa Família CAIXA
Quem quiser, pode consultar o saldo do Bolsa Família no aplicativo gratuito da Caixa. Vale dizer que o aplicativo mostra o valor, calendário com datas de pagamento e as agencias mais próximas para saque. A Caixa disponibilizou um aplicativo para as três principais plataformas de smartphone, é só baixar e usar.
Depois de baixar e instalar o aplicativo no aparelho celular, basta abrir e colocar o número do NIS, o número que aparece no Cartão Bolsa Família, ou Cartão Cidadão.Assim que acessar, é possível consultar o calendário de pagamentos, saber a agência da Caixa Econômica mais próxima, verificar a situação do benefício e consultar as últimas parcelas do pagamento.
Como consultar Bolsa Família pela Internet
Além disso, a Caixa também disponibiliza outros meios para essa consulta. Através da internet, o beneficiário do programa Bolsa Família que tenha acesso à internet, pode fazer sua consulta sem sair de casa, pelo site da Caixa Econômica Federal, pelo portal Sibec ou pelo portal de Transparência. Confira abaixo cada uma das opções.
Consulta do Bolsa Família pelo site da Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal possui uma página exclusiva em seu portal para atendimento dos beneficiários do programa Bolsa Família. Para fazer consultas, basta acessar o endereço. Fazendo o acesso, o beneficiário vai visualizar a tela de identificação do usuário, devendo informar os seus dados para acessar sua conta:
- NIS – Número de Identificação Social;
- Senha, que é a mesma utilizada para retirar o benefício ou acessar a conta corrente ou conta poupança.
Se ainda não tiver a senha, o beneficiário deverá clicar em Cadastrar Senha ou, se tiver alguma dúvida, clicar em Orientações para Cadastramento de Senha. Neste botão, é possível ter acesso a todas as informações necessárias para não incorrer em qualquer erro.
Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC – Sistema de Benefícios ao Cidadão
Veja a seguir o passo a passo para consulta do valor do Bolsa Família online pelo site SIBEC – Sistema de Serviços ao Cidadão da Caixa Econômica Federal.
Primeiro é preciso acessar a página do SIBEC. Você pode escolher se quer saber diretamente sobre sua família, ou se quer consultar por Benefícios do Estado (UF) ou do Município. Basta escolher uma das consultas e passar para a tela seguinte, informando os dados solicitados.
Com o objetivo de facilitar o processo de consulta, veja, a seguir, os detalhes de cada uma das opções oferecidas pelo site:
Consulta aos benefícios por UF
- Selecione o estado.
- Clique no mês desejado.
- Clique em “Consultar”.
- Aparece em seguida o número total de famílias que recebem o benefício no estado, além do valor que estas famílias recebem.
Consulta aos benefícios por município
- Selecione o estado.
- Clique no mês desejado.
- Clique em “Consultar”.
- Uma lista com a quantidade de famílias beneficiadas aparece.
- Você pode clicar em download e receber uma lista com o nome dos Responsáveis e demais membros da família. Na lista, há a informação quanto ao valor e data de liberação do benefício.
⭐ Consulta aos benefícios por família
Este é o meio mais indicado para saber sobre uma única família.
- Digite o Número do NIS da pessoa responsável pela unidade familiar.
- Em seguida, aparece o nome da pessoa responsável.
- Clique no ícone “Consultar”.
- O nome do responsável, e também dados como data de nascimento e município de moradia, aparecem. Ao lado, também aparece o valor do benefício e a data de liberação.
Portal da Transparência
Veja a seguir o passo a passo para consultar Bolsa Família pelo portal da Transparência do Governo Federal.
Acesse o Portal da Transparência e escolha entre um dos seguintes meios de pesquisa:
Consultas Temáticas
- Selecione Bolsa Família
- Coloque o ano de exercício.
- Clique em “Consultar”.
- Escolha o estado.
- Escolha o município;
- Em seguida, aparecerá uma lista com os nomes de todos beneficiários do município e quanto cada um deles recebe.
- Você pode clicar no nome de uma pessoa e ver os detalhes do pagamento concedido a ela.
Consulta Transferência de Recursos – para quem tem o nome do Beneficiário
- Coloque o ano de exercício.
- Marque a opção “Por favorecido”.
- Selecione “Pessoas físicas”.
- Clique em “Consultar”.
- Em “Pesquisar” escreva o nome da pessoa a ser pesquisada. Clique em “pesquisar” ou “ok”.
- O nome da pessoa consultada deve aparecer, ao clicar no CPF/NIS aparecerão os benefícios que ela recebe, caso ela receba algum.
Como receber o Bolsa Família
O recebimento do benefício do Bolsa Família é feito mensalmente, usando o cartão do programa, que é emitido pela Caixa Econômica Federal. Para retirar o benefício, basta que o responsável compareça a uma agência da Caixa ou a uma casa lotérica, munido de seu cartão e do documento de identificação. É necessário seguir o calendário de pagamentos, que é divulgado pela Caixa Econômica anualmente.
Conclusão
Consultar o saldo do Bolsa Família, como você pode ver, é bastante simples. O beneficiário só precisa escolher a forma mais fácil e mais adequada.
Todos os meses, cerca de 14 milhões de brasileiros espera a liberação dos benefícios do Bolsa Família, que é um programa social que tem como principal objetivo diminuir a desigualdade social, auxiliando financeiramente pessoas em situações de pobreza e extrema pobreza.
Caso tenha ficado ainda com alguma dúvida em relação a consulta do bolsa família, deixe um comentário logo abaixo para que possamos ajuda-lo. 😉