Aprenda a consultar número do NIS sem sair de casa!

O NIS – Número de Identificação Social – é um numero de registro para quem recebe diversos benefícios do Governo Federal, como PIS, PASEP e Bolsa Família.

consulta NIS

Qualquer cidadão que possuir um cadastro na Previdência Social ou Ministério do Trabalho já possui o seu número de registro, mas nem todas as pessoas saibam disso.

Onde consultar o número do NIS?

Ter este número em mãos é extremamente importante, pois ele é essencial na hora de efetuar o saque dos benefícios nas casas lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal, especialmente para quem quer sacar o Bolsa Família. Por isso, vamos ensinar como você pode descobrir o seu número do NIS sem ter trabalho algum. Vamos lá?

Pelos documentos

O NIS está registrado em diversos documentos que todos os cidadãos possuem: carteira de trabalho, extrato do FGTS, Cartão Cidadão Caixa, Cartão Bolsa Família e até no RG!

  • Na carteira de trabalho o seu número de NIS está na mesma página onde constam os dados pessoais do trabalhador.
  • Os extratos mensais que o FGTS envia a todos os registrados também exibe o número do cadastro.
  • No Cartão Cidadão da Caixa, o número do NIS aparece logo abaixo do nome do beneficiado, assim como no Cartão Bolsa do Família.COMO CONSULTAR O NÚMERO do NIS
  • E por fim, alguns modelos de Carteira de Identidade (RG) possuem o número impresso, embora seja mais raro do que nos outros exemplos citados. Se você possui algum dos documentos citados, você já pode utilizar o seu NIS para sacar seus benefícios ou consultar extratos.

 

Pela Internet

Caso você não esteja em posse de nenhum dos documentos citados ou se por algum motivo não está encontrando o seu NIS, também é possível descobrir o seu número através da internet sem ter muito trabalho. Basta você seguir as instruções abaixo:

  1. O primeiro passo é acessar o site do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociaisclicando aqui.
  2. Em seguida, coloque o ponteiro do mouse em cima de “Inscrição” e clique em “Filiado”. Vale ressaltar que as informações devem ser exatamente iguais às do registro do NIS.numero nis consulta pela internet
  3. Um formulário será exibido. Preencha apenas os dados obrigatórios, como nome completo, nome da mãe, CPF e data de nascimento. Depois, preencha ao menos um dos campos complementares, como o RG, por exemplo), finalmente preencha o texto da imagem. Clique em “Continuar”.como saber o numero do NIS pela internet
  4. Se você preencheu todos os dados corretamente, uma mensagem de erro em vermelho será exibida. Esta mensagem irá informar que os seus dados já constam nos bancos de dados do CNIS e irá informar o seu número do NIS. Basta anotá-lo e depois guardar em um lugar seguro.NIS

👀 Dica: Já existe uma inscrição para este CPF?

No caso que em vez de sair o número NIS, aparece a mensagem “Já existe uma inscrição para este CPF” na hora de preencher os dados básicos omita o nome da mãe clicando em “Ignorado“.

pelo nome

Você também consegue consultar o número NIS pelo Portal da Transparência, unicamente sabendo o nome do beneficiário do Bolsa Família.

  1. Em “Transferencias de Recursos” escolha o ano do exercício, selecione “por Favorecido”, logo abaixo “Pessoas Físicas” e  “consultar”.TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS POR FAVORECIDO (PESSOAS FÍSICAS)
  2. A continuação no campo de pesquisa escreva o seu nome(sempre e quando seja beneficiário do Bolsa Família) e clique em “ok”.
  3. Finalmente o nome da pessoa pesquisada junto ao sue numero NIS aparecerão na tela.

Número NIS

Pelo telefone

consular bolsa familia pelo telefone MDSCaso preferir a consulta do número NIS também pode ser feita ligando para a Caixa Econômica Federal através do 0800 726 0505, é importante que antes de ligar tenha consigo os seus documentos pessoais para dar andamento ao atendimento.

Caso você não consiga encontrar seu número com nenhum destes métodos, a única solução é dirigir-se à uma agência da Caixa Econômica para falar com algum atendente para que ele possa lhe auxiliar.

Agora que você tem o número em mãos não esqueça de guarda-lo em um local seguro e que você consiga se lembrar. Dessa forma você não terá dores de cabeça na hora de sacar seu Bolsa Família ou outros benefícios.

Gostou das dicas? Tem dúvidas ou sugestões? Não está conseguindo encontrar o seu NIS? Deixe um comentário no formulário abaixo e fale com a gente! 🤓

4 Comentários

  1. GILSON SOUSA DE QUEIROZ
  2. Elizete
  3. Alex
  4. Dulce

Deixe o seu Comentário!